Leia atentamente o trecho abaixo e assinale as alternativas que o interpretam corretamente.

“A deterioração das condições de inserção no mercado de trabalho, na década de 90, incluindo o aumento do desemprego e dos postos de trabalho precários, provocou a queda dos rendimentos do trabalho para os ocupados, com maior intensidade nos últimos anos, quando novamente ocorreu redução da atividade econômica em âmbito nacional. Entre 1995 e 2000, o rendimento real médio dos ocupados reduziu-se em 14,3%. Quando considerado o período 1989-2000, a queda correspondeu a cerca de 20%, porque, mesmo com a recuperação do rendimento dos ocupados entre 1994 e 1996, não foram atingidos os níveis vigentes em 1989 na Região Metropolitana de São Paulo.”
(Montali, 2003. Pg. 126). <http://www.scielo.br/pdf/spp/v17n2/a13v17n2.pdf>

A) Segundo o texto, é correto afirmar que a queda dos rendimentos dos trabalhadores que continuaram em seus postos está diretamente relacionada com a deterioração das condições de trabalho.
B) O texto aborda de maneira indireta as condições de trabalho no Brasil, mas analisa de maneira direta a região metropolitana de São Paulo.
C) O texto aborda uma leitura pessimista realizada em um período onde ainda havia o trauma das grandes crises econômicas no nosso país. Realidade diferente da que presenciamos atualmente, onde vive-se um período de crescimento econômico. Neste aspecto, em muitos casos, o desemprego não está relacionado à falta de vagas, mas sim à qualificação da mão de obra.
D) A autora afirma que a atividade econômica está diretamente relacionada com a dinâmica da ocupação dos postos de trabalho, embora não estabeleça relação com as condições e qualidade destes postos.
E) A autora sustenta que embora no meio da década de 1990 os salários dos trabalhadores tenha tido um aumento, ele não foi suficiente para atingir os níveis anteriores e repor as perdas do rendimento médio.

1

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-16T10:40:47-02:00
Correto,correto,errado,errado,certo. 
Espero ajudar !!!
1 5 1