Respostas

2013-04-09T23:11:39-03:00

Na biologia, evolução caracteriza-se pela mudança das características hereditárias de um povo, ou no decorrer de suas gerações. Por meio deste processo, os organismos vão mudando ao longo do tempo, adaptando-se cada vez mais ao ambiente em que estão inseridos. Dois grandes nomes que marcaram o surgimento da ideia evolucionista foram: Jean-Baptiste Lamarck e Charles Robert Darwin.

Lamarck foi o primeiro a sugerir a teoria da evolução, onde em 1809 publicou o livro “filosofia zoológica”, afirmando que a vida surgia por meio de geração espontânea e progredia com o passar do tempo. Para Lamarck, os organismos progrediam de acordo com as mudanças ocorridas no meio ambiente e o principio evolutivo estava baseado em duas leis:

                 Lei do uso e desuso, que se caracteriza pelo processo de adaptação ao meio, fazendo com que os organismos desenvolvessem as partes do corpo mais usadas e as menos usadas atrofiavam.

                 Lei da transmissão de caracteres adquiridos, afirmando que as alterações ocorridas nos organismos eram transmitidas aos seus descendentes.

Dentro desta linha de pensamento, Darwin também propôs uma teoria evolucionista, esta agora, baseada na seleção natural dos organismos. Entre 1831 e 1836 Charles Darwin realizou uma viagem a bordo do navio H.M.S. Beagle, onde foi possível a observação de inúmeras espécies diferentes, que impulsionou mais ainda as ideias de Darwin. Em 1838, após ler um ensaio de Thomas Malthus, onde se argumentava que a população crescia mais do que a produção de alimentos, o que levaria a fome de muitos homens, Darwin pode então chegar à teoria da seleção natural. Nesta teoria, as criaturas mais fortes sobreviviam e as mais fracas morriam, gerando a cada época indivíduos sempre mais fortes e adaptados ao ambiente em que vivem.

Como naquela época nada se sabia sobre a genética, nem Lamarck, nem Darwin puderam comprovar suas teorias, mais podemos considera-los de extrema importância para os avanços científicos atuais, principalmente porque eles tiveram a coragem e ousadia de discordar das teorias cristãs que predominavam naquela época e até hoje divide as opiniões.

2013-04-10T20:25:55-03:00

de acordo com a primeira lei lamarckista, um orgão desenvolvia-se com o uso e autrofiava-se com o desuso, assim a lingua comprida do tamanduá ou a do camaleão, por exemplo, teriam desenvolvido em respostas ás suas necessidades alimentares e ao uso desse orgão. a segunda lei afirma que o caráter adquirido ( resultante do desenvolvimento pelo uso ou da atrofia pelo desuso)  seria transmitido aos descendentes.  Já darwin pensou totalmente diferente  para ele os individuos participavam de um processo de seleção natural onde os individuos que se adaptavam ao ambiente geravam descendentes e os que não se adapitavam morriam (essa é a verdadeira teoria). se vc não entender alguma coisa é só dizer que eu explico melhor :)