Respostas

2013-04-10T12:51:20-03:00

Rita, 
acredito que esteja certa ... # Água

É a substância química mais abundante na natureza e nos seres vivos.
Participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na propoção de 75%.
Atua na manutenção do equilibrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente.
A proporção da água é variável com a espécie, com o tecido, com a idade e com o metabolismo. Quanto menor a quantidade de água, mais rigido é o tecido; os embriões e as crianças têm mais água nos tecidos que os adultos; os tecidos de maior actividade metabólica têm mais água na sua composição.
Age como regulador térmico, devido ao seu elevado calor especifico, não permitindo bruscas variações de temperatura.
Intrevém em reacções de hidrólise.
Atua como meio de difusão de muitas substâncias.
 

2013-04-10T18:17:57-03:00
  Substâncias Inorgânicas Com moléculas pequenas, as substâncias inorgânicas podem ser produzidas dentro efora dos organismos vivos. As principais são: água, gás oxigênio e sais minerais. Veja abaixo cada uma. Água (H 2 O) - A água é a substância mais abundante nas células e, portanto, nos seresvivos. É fundamental para a vida porque, entre outros fatores: É o solvente universal (substância com maior capacidade de dissolver outras); É um excelente regulador térmico (auxiliando os seres vivos na absorção ouliberação de calor); É o principal "veículo" de transporte de outras substâncias, no interior e parafora dos seres vivos; é o principal componente de líquidos como o sangue e aurina. Gás Oxigênio(H 2 0)   - O gás oxigênio é fundamental para quase todas as células, pois éindispensável à respiração aeróbica, principal reação química para a produção deenergia a partir de outras substâncias. Sais Minerais - Sais minerais são compostos químicos diversos que fornecem àscélulas vários elementos necessários a diferentes funções. Veja a seguir os principaiselementos obtidos através dos sais minerais e observe suas funções. Ferro (Fe): é responsável pelo transporte dos gases oxigênio e dióxido decarbono (gás carbônico) pelas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue).Presente em carnes e leguminosas. Sódio (Na) e Potássio (K): favorece a transmissão dos impulsos nervosos pelascélulas nervosas e controla a entrada e saída de outras substâncias nas célulasem geral (bomba de Na/K). Cloro (Cl): também age na transmissão dos impulsos nervosos. Entra naformação do ácido clorídrico (HCl) que auxilia na digestão de vários animais,inclusive o homem. Cálcio (Ca): participa do funcionamento das células musculares e da formaçãode ossos e dentes. É encontrado no leite e seus derivados. Iodo (I): é essencial para o funcionamento da glândula tireóide, importanteprodutora de hormônios. Flúor (F): é importante para a formação e proteção dos dentes. Fósforo (P): Atua na formação dos ossos e, principalmente, dos ácidos nucléicos(DNA e RNA).