Numa determinada livraria, a soma dos preços de aquisição de dois lápis e um
estojo é R$ 10,00.O preço do estojo é R$ 5,00 mais barato que o preço de três lápis. A soma dos preços de
aquisição de um estojo e de um lapis é:
(a) R$ 3,00 (b) R$ 4,00 (c) R$ 6,00 (d) R$ 7,00 (e) R$ 8,00

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-18T12:04:43-02:00
Sejam: x = preço do lapis;

3x - 5 = preço do estojo

Assim, podemos escrever:

2x + 3x - 5 = 10 ou 5x = 15 e x = 3

Logo a soma dos preços da aquisição de um estojo e de um lápis é:

(3x - 5) + 3 = (3.3 - 5) + 3 = 7

Isto é: (d) R$ 7,00
4 3 4
2013-11-18T12:06:36-02:00
A R$ 3,00 se estiver errado me perdoi

2 5 2