​A
professora Alice propôs uma brincadeira aos alunos. Eles deveriam contar e
agrupar um conjunto de tampinhas da seguinte forma: cada grupo de 4 tampinhas
deveria ser colocado em uma caixa e cada grupo de 4 dessas caixas deveria ser
colocado em um saco. Ao aluno Marcos foram dadas 29 tampinhas e ele realizou o
agrupamento da forma como a professora propôs. Sendo assim, o resultado de seu
agrupamento foi:​












A) ​2 sacos, 1
caixa e 2 tampinhas soltas.​




B) ​1 saco, 3
caixas e 1 tampinha solta.




C) ​3 caixas e
1 tampinhas soltas.​




D) ​1 saco, 1
caixa e 4 tampinhas soltas.​




E) ​1 saco e 3
caixas.​









Assinale a
alternativa incorreta.​












A) ​Nem todos
os sistemas de numeração que existem ou já existiram são
posicionais.​




B) ​Na
história da humanidade surgiram alguns sistemas de numeração que não possuíam
representação para a ausência de quantidade.​




C) ​O sistema
de numeração romano não é considerado um sistema prático para a realização de
operações.




D) ​A
representação da quantidade 7 no sistema romano é
VII.​




E) ​O sistema
de numeração egípcio é posicional.​

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Respostas

2013-11-18T22:48:00-02:00
29 tampinhas 
a cada 4 dava uma caixa 
Logo tinha se 29/4=  7 caixas e sobra se uma tampinha
com as 7 caixas, 4 iriam para o saco
Logo seriam 1 saco, 3 caixas e 1 tampinha  Letra B

A segunda tá meio complicado de entender, mas pelo que vi seria
e) pois o sistema de numeração egípcio não é posicional. Como justificativa poderia-mos dizer que para representar o número 1 fazemos um traço vertical, o número 2 são dois traços e assim até 9. O número 10 é outro simbolo parecido com o sinal de intersecção. O 20 são dois símbolos deste. No sistema posicional cada unidade deve ser representada por um símbolo.