Respostas

2013-11-19T14:32:14-02:00
Intensa atividade de produção de substâncias e a duplicação do dna!
2013-11-19T18:42:30-02:00
A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses da célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir e originar células-filhas. A interfase é dividida em três etapas:G1 (primeiro gap), S (síntese de DNA) e G2 (segundo gap)
G0 (Repouso)A fase de repouso (G0) alterna com a fase de síntese proteica (G1).Fase complementar a G1, quando a célula não tem estímulos para a divisão e se concentra em exercer sua função vital. A célula só sai dessa fase quando ocorre um estímulo adequado para que ela prepare-se para dividir-se.Em inglês Gap significa "intervalo".
G1 - GAP (Síntese proteica)É o primeiro período, começando ao final da divisão celular anterior e se estendendo até o início da duplicação do DNA. Nesse período ocorre ocrescimento da célula.Esse período caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA e de proteínas,com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.
S (Duplicação do DNA)Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características.Ocorre a duplicação das cromátides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.Ocorre também a duplicação dos centríolos da célula, organelas responsáveis por parte importante da duplicação celular.
G2 - GAP (Duplicação dos centríolos)Após a separação dos centríolos para os pólos da célula, ocorre a formação de um sistema com importante participação durante a divisão celular: o fuso mitótico ou fuso cariocinético. Ao final dessa fase a célula completa seu crescimento e está preparada para a mitose.