a cafeína é uma substancia presente ñ só no café ,como o nome sugere,mas também em varios alimentos que consumimos ,como refrigerantes,massas,chocolates ,chás e até em medicamentos.recentemente,essa substância ,cuja molécula é bastante estável e insolúvel em água ,tem sido usada como indicador da qualidade de ambientes aquáticos.explique como pode ser usada como indicador de poluição

1
Obs.: Muito legal essa pergunta. Eu nem sabia que isso existia, mas agora fui pesquisar sobre o assunto :).

Respostas

2013-11-19T23:07:05-02:00
Para medir se a água é apropriada ou não para o uso, precisamos saber o quanto de dejetos existe nela. Para isso usava-se medir a quantidade de microrganismos presentes, como por exemplo coliformes fecais. Entretanto,com o passar do tempo, foram surgindo medicamentos, agrotóxicos e outras substâncias químicas que interferiam nessa medição, à medida que matavam os microrganismos que nos eram tão úteis nesta tarefa. Tornou-se difícil e pouco seguro determinar o nível de dejetos da água desta forma.

Foi desenvolvida então uma alternativa: usar os níveis de cafeína na água para medir quanto de dejetos havia nela. Isso porque a cafeína, insolúvel em água, é eliminada pelo corpo humano do mesmo jeito que entrou, e não sofre interferências de outras substâncias, como acontecia com os microrganismos. Então quanto mais cafeína, mais excretas humanas naquela água.
6 3 6