Respostas

2013-11-20T14:45:14-02:00
Nunca o li mas creio que o livro os sertões de Euclides da Cunha seja baseada na verdadeira historia, já que ele foi o jornalista responsável pelo livro. Então Antônio conselheiro influenciou os sertanejos com seus atos e pensamentos ultra religiososcomo forma a lutarem por um latifúndio digno e uma melhor qualidade de vida... todos na miséria aceitaram como forma de esperança ao escape...aí de forma super resumida o que se sucedera foi a chamada "Guerra dos Canudos"
1 5 1
A melhor resposta!
2013-11-20T17:19:47-02:00
Para o escritor, Antônio Conselheiro resumia numa individualidade os caracteres negativos da sub-raça, sendo o " falso apóstolo que o próprio excesso de subjetividade predispusera à revolta contra a ordem natural". E assim: "A multidão aclamava-o representante natural de suas aspirações mais altas". Ao traçar o perfil do líder religioso, Euclides destaca-o como uma anticlinal, um "grande homem pelo avesso", uma personalidade forte e carismática resultante do meio social atrasado e formado por homens inferiores, degenerados. Assim, ao lado da descrição "científica", observa-se uma espécie de admiração pelo valor pessoal do pregador, visto como um peregrino, evangelista, "asceta" e "gnóstico bronco" em suas ações edificantes pelos arraiais sertanejos  .
1 5 1