Respostas

A melhor resposta!
2013-11-20T19:35:43-02:00
No geral, como o nome diz a dicotiledôneas possuem dois cotilédones enquanto que as monocotiledôneas possuem apenas um.
Existem características gerais que as diferenciam, vou separá-la para você:

MONOCOTILEDÔNEAS:

Raíz: forma um emaranhado, chamada de fasciculada.
VASOS CONDUTORES: Estão irregulares no caule. (emaranhado)
FOLHAS: A melhor maneira de se lembrar o que é mono e o que é di, as folhas das mono, possuem nervuras paralelas, como nas folhas de milho.
FLORES: Flores de monocotiledôneas costumam ser mais chamativas e ter 3 ou 6 ou 9 pétalas, assim vai... mútiplo de 3.


DICOTILEDÔNEAS:

RAÍZ: não forma emaranhado e geralmente possui um eixo ( chamada de axial)
VASOS CONDUTORES: estão dispostos de forma regular no caule (organizado)
NERVURAS: Elas possuem um eixo e estão  concorrentes a ele, como na folha do feijão.
FLORES: costumam chamar menos atenção, e possuem 5, 10 , 15, 20 pétalas e assim por diante. (múltiplos de 5.

Se tiver mais alguma dúvida comente!

Abraço!
2 5 2
2013-11-20T20:32:16-02:00
As Monocotiledóneas ou Monocotiledôneas são um grupo de angiospérmicas (angiospermas ou magnoliófitas) cujo embrião tem, tipicamente, uma só cotilédone, raiz fasciculada (cabelereira) e folhas paralelinérveas. Este grupo taxonômico é nomeado agora Liliopsida de acordo com o género tipo Lilium, ao qual pertencem os lírios.

As Magnoliopsidas ou dicotiledôneas formam uma classe pertencente à divisão Magnoliophyta, ou plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones. Outras características incluem raiz axial e folhas com nervação reticulada. As partes florais podem ser pentâmeras (mais frequentemente), às vezes tetrâmeras e, raramente, trímeras ou monômeras.
bjos