Respostas

A melhor resposta!
2013-04-11T08:41:48-03:00

Toda matéria e composta de Prótons(positivo),elétrons(negativos) e Neutrons(cargas neutras).Em seu estádo neutro toda matéria possui a mesma quantidade de prontons e elétrons ,fazendo assim , uma estabilidade eletrônica.Todavia ao duar elétrons há uma desestabilidade gerando uma campo positivo ou negativos(cátion ou anion) na substância ou molécula.

 

Normalmente subtâncias  são os metais com maior potêncial elétrico , ou seja por eles a eletricidade e conduzida mais fácilmente como Ferro, sódio,chumbo , etc.Já os ametais são conciderados isolantes pela mal condutibilidade apresentadas por eles,como o Fluor e o Cloro.

 

Espero ter ajudado abraz

4 4 4
2013-04-11T08:53:48-03:00

Existem varias teorias sobre a natureza eletrica da materia, que foram evoluindo com o tempo( as teorias) mas somente vou falar da ultima, a mais evoluida que praticamente explica todas as outras:

 

Ela diz que os atomos soa pequenas particulas quase indivisiveis que sao divididas em duas partes:

 

O nucleo: fica no centro e é a parte que da origem a materia em si, no seu interior se localizam os neutrons que possuem carga negativa.

 

O exterior: fica ao redor do nucleo e é onde se localizam os  Prótons com carga possitiva

 

Os Prótons e os neutrons a principio estao em equilibrio, os  eletrons se mantem ao redor do nucleo porque sao atraidos pelos neutros e vice-versa.Mas quando ha uma procimidade muito grade de dois atomos ha uma troca de eletrons que gera dois casos:

 

1-o atomo que perdeu  Prótons: como os eletrons e os neutrons nao estao mais em armonia (tendo mais neutrons que eletrons) a carga e chamada de negativa.

 

2-o atomo que recebeu  Prótons: acaba tendo mais eletrons doque neutrons entao a carga fica possitiva.

 

Espero ter ajudado. se gostou bota como a melhor.

2 5 2