Recentemente os Estados Unidos e a China assinaram um acordo para facilitar a entrada de industrias e investimentos norte americanos no território chinês. Levando em conta a ação das transnacionais norte americanas e seus interesses comerciais, assinale a alternativa que explica por que esse acordo gerou protestos:

a) A União Europeia acha que vai perder oportunidades de comércio, já que é o principal bloco comprador de prosutos norte americanos.
b) Os países da America Latina, que são os maiores receptores de investimentos norte americanos temem ser prejudicados.
c) Os trabalhadores chineses pensam que a chegada de capital externo vai alterar o modelo de desenvolvimento socialista adotado pela china
d) Os trabalhadores dos Estados Unidos temem perder seus empregos se as transnacionais norte americanas aplicares muito capital na ChinaEstados

1

Respostas

2013-11-21T00:12:57-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Vini, 

Vamos analisar as alternativas:

a) A União Europeia acha que vai perder oportunidades de comércio, já que é o principal bloco comprador de produtos norte americanos.  [Alternativa errada, se os E.U.A. querem levar suas indústrias e capital para a China, isso diminui os preços dos produtos, já que o salário e as condições de produção são muito mais baratas na China que nos E.U.A. (uma das grandes razões da gigantesca quantidade de produtos "made in China - Feito na China).

b) Os países da America Latina, que são os maiores receptores de investimentos norte americanos temem ser prejudicados. [Alternativa errada, a China é a principal parceira dos países da América Latina em termos de investimento].

 c) Os trabalhadores chineses pensam que a chegada de capital externo vai alterar o modelo de desenvolvimento socialista adotado pela China. [Os trabalhadores chineses gostam da chegada de indústrias, pois com isso se geram mais empregos e recursos. Eles não se importam tanto com o modelo, como dizem muito por lá, "não importa se o gato é branco ou preto, o importante é que ele pegue o rato"].

d) Os trabalhadores dos Estados Unidos temem perder seus empregos se as transnacionais norte americanas aplicarem muito capital na China. [Perfeitamente, se as indústrias estão investindo e indo para a China, deixam de criar empregos e renda nos E.U.A. Foi o que aconteceu com a indústria de produção de sapatos no Brasil, foi quase toda para a China, por ser mais barato e lucrativo produzir por lá]. Alternativa Correta.
4 3 4
Obrigado
Por nada, caro Vini. Bons estudos!