Respostas

2013-11-21T02:08:36-02:00
População: Corresponde ao conjunto de pessoas que ocupam um determinado espaço geográfico, representando por um município, um país, um continente ou toda a Terra. Não podemos esquecer que a população é apenas um conceito numérico, estatístico, não importando que seja formada por estrangeiros ou nacionais, com ou sem laços históricos e culturais comuns.
População Absoluta: Refere-se ao numero total de habitantes que vivem em uma determinada área geográfica, quando um determinado lugar possui um grande numero de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta, e quando esse número é pequeno dizemos que é de pequena população absoluta ou não populoso.

População Relativa: A população relativa indica a relação existente entre a população total ou absoluta e a área ocupada por esta população. Dizer que a população relativa de uma determinada área geográfica é elevada ou baixa depende da densidade demográfica que a área possui.


Taxa de Natalidade: Também conhecida como índice de natalidade, é a relação existente entre o numero total de nascimentos que ocorre no espaço de um ano e a população absoluta de uma determinada área geográfica. Geralmente a taxa de natalidade de um país é analisada em cada grupo de mil habitantes.
Taxa de Mortalidade: É a reação existente entre o numero total de óbitos que ocorre no espaço de um ano e a população absoluta de uma determinada área geográfica.

Crescimento natural ou vegetativo: É o crescimento espontâneo de uma população, resultado da diferença ente a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
1.positivo: quando o número de nascimentos é maior que o de óbitos.
2.negativo: quando o numero de óbitos é maior que o de nascimentos, caracterizando uma população envelhecida.

*Taxa de Mortalidade Infantil: É o número de crianças que morrem antes de completar 1 ano de vida em cada grupo de mil que nasceram vivas. A taxa de mortalidade infantil é o melhor indicador para se medir o nível de desenvolvimento socioeconômico de um país

*Taxa de Fecundidade: É a relação existente entre o número de mulheres entre 15 e 45 anos, isto é, em idade de reprodução, e a população absoluta de um país. A taxa de fecundidade de um país é medida pelo número de crianças com menos de 5 anos de idade em relação ao número de mulheres em idade reprodutiva.

*Expectativa de vida: É a esperança de vida, ou seja, o número de anos que um recém- nascido esperar viver, levando-se em conta os recursos (alimentares, médico-hospitalar, econômicos, etc ) do país. A expectativa devida de uma população está intimamente ligada á situação socioeconômica do país. Quanto melhor o padrão de vida da população, mais ela tende a viver.