Me ajudem plmdds, minha prova é amanha, tenho que tirar 7,25 ou repito de ano! Para determinar a distância de um barco até a praia, um navegante utilizou o seguinte procedimento: a partir de um ponto A, mediu o ângulo visual a fazendo mira em um ponto fixo P da praia. Mantendo o barco no mesmo sentido, ele seguiu até um ponto B de modo que fosse possível ver o mesmo ponto P da praia, no entanto sob um ângulo visual 2a. A figura ilustra essa situação: P A B α 2α Trajetória do barco Suponha que o navegante tenha medido o ângulo a = 30º e, ao chegar ao ponto B, verificou que o barco havia percorrido a distância AB = 2 000 m. Com base nesses dados e mantendo a mesma trajetória, a menor distância do barco até o ponto fixo P será

1

Respostas

2012-12-14T01:03:18-02:00

Este problema testa os conhecimentos do estudante sobre ângulos, como por exemplo: Conhecimentos sobre a medida dos ângulos internos de um triângulo, sobre os ângulos suplementares e também sobre os ângulos notáveis da trigonometria.

A menor distância do barco até o ponto fixo P, sendo mantida a sua trajetória, será a medida do segmento de reta em vermelho na figura ao lado, perpendicular à sua trajetória:

Os enunciado nos fornece as informações que inserimos nesta outra figura abaixo:

Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é igual a 180°. Nesta nossa figura o suplemento do ângulo de 60° é um ângulo de 120°:

Como a soma dos ângulos internos de um triângulo totaliza 180°, o outro ângulo interno deste triângulo também tem a medida de 30°:

Visto que os ângulos A e P são congruentes, a medida do segmento AB é igual à medida do segmento BP

Da trigonometria temos que:

O ângulo de 60° é um ângulo notável cujo valor do seno deve ser de nosso conhecimento:

Como  e , temos que:

 

 

Espero ter ajudado,abraço Ana.