Respostas

2013-11-21T15:58:47-02:00
Elementos romanos:
Os elementos romanos foram a servidão e o cristianismo.
Antes da queda do Império Romano, Roma estava passando por uma crise que aumentou a fome e o êxodo urbano no império, o que diminuiu sua produção, e o governo, tentando preservar a produção, resolveu proibir os camponeses de abandonarem as terras onde trabalhavam. Com essa proibição os camponeses perderam a liberdade e foram transformados em servos dos grandes proprietários. Em troca, estes lhe garantiam proteção contra os invasores, terras para o cultivo e o direito de ficar com uma parte do que produziam. Esse tipo de relação perdurou por quase toda a Idade Média.
Já o cristianismo, outra influência romana na sociedade feudal, ganhou muitos adeptos no fim do Império Romanos. Isso levou alguns imperadores a perceberem que a tolerância àquela religião talvez fosse proveitosa para o governo, pois poderia aumentar-lhe a aceitação. Em 391, o imperador Teodósio resolveu oficializar o cristianismo como religião do Império Romano.
Assim como alguns imperadores romanos entenderam que a aceitação oficial do cristianismo lhes seria proveitosa, alguns reis germânicos perceberam que, ao se tornarem cristãos, seriam aceitos pela população dos territórios por eles conquistados. (Ou seja, com sua conversão ao cristianismo, aqueles reis ampliariam seu poder sobre a população de seus reinos).
Foi assim que o cristianismo ganhou importância no Império e, mais tarde, também na Idade Média.
1 1 1