Respostas

2013-04-11T15:04:18-03:00

O álcool (etanol) é anfótero, pois ele solubiliza a parte polar (hidroxila – OH-) e uma parte apolar (cadeia carbônica).

Sendo assim, ele é solúvel tanto na gasolina, que é apolar, quanto na água, que é polar, pelo fato que substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares, ou seja, explicando o dito: semelhante dissolve semelhante.

No entanto, num sistema que há água, álcool e gasolina a polaridade prevalece e o álcool passa para a fase aquosa, ocorrendo um aumento na mesma, pois suas ligações com a água são mais fortes, por causa das pontes de hidrogênio, que as da gasolina, que são dipolo-induzido.

 Em referência a posição da mistura, explica-se que quando dois líquidos que não se misturam (imiscíveis) são colocados num mesmo recipiente, eles se dispõem de modo que o líquido de maior densidade ocupa a parte de cima e o de menor densidade a parte de baixo.

Nesse caso, a gasolina com densidade de 0,75 g/cm³ e a água com 1 g/cm³ ficou na parte superior por ser menos de que a água, que permanece na parte inferior.