Respostas

2013-11-21T18:17:58-02:00
,,,,,,,,,A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. Ocorreu entre os anos de 431 e 404 a.C. Esta guerra foi relatada detalhadamente por dois historiadores da Grécia Antiga, Xenofonte e Tucídides.
Para compreender melhor esta guerra é necessário entender as diferenças que existiam entre Esparta e Atenas na antiguidade. Enquanto Esparta era voltada para o militarismo, Atenas era o centro político e cultural do período. Esta guerra também envolveu outras cidades-estado que se alinharam com Atenas ou Esparta.

Causas da guerra:

- Os espartanos viam com desconfiança e ameaça o desenvolvimento econômico e aumento da influência política de Atenas na região da península do Peloponeso;
- Relações tensas entre as duas cidades-estado e disputa pela hegemonia política e econômica na região;

Final da guerra e conseqüências

A Guerra do Peloponeso terminou em abril de 404 a.C, após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Helesponto. Os espartanos deram suporte a um golpe oligárquico em Atenas, derrubando o sistema democrático e implantando um sistema de governo autoritário conhecido como Tirania dos Trinta.

O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.
Principais líderes da guerra:- Liga de Delos: Arquídamo II, Lisandro e Brásidas
- Liga do Peloponeso: Péricles, Cléon, Nícias, Alcibíades e Demóstenes
rsrsrsrs oq eu aprendi botei aee
kkk
vlw
me responde outra
quais os povos indo europeus que fundaram as principais cidades gregas ? sabe
A melhor resposta!
2013-11-21T18:20:00-02:00
Esparta Corinto, Tebas, Mégara. Enquanto Atenas tinha como aliadas Platéia, Ática
3 4 3