Considere o texto a seguir:
[...] É conhecida a existência de um descompasso grande entre a necessidade de fiscalização e os meios de que dispõe o Estado, que não consegue atender as denúncias que lhe são encaminhadas. Campanhas dirigidas a estes locais de grande probabilidade de existência de trabalho escravo poderiam tornar mais sistemática a própria ação de fiscalização das instituições envolvidas no processo, o que não elimina, evidentemente, outros tipos de necessidades, quer sejam humanas, materiais ou financeiras.

Por outro lado, a disponibilização das informações relativas à situação de trabalhadores escravizados permitirá maior transparência para a população em geral, assim como maior envolvimento no assunto. É importante, ainda, ressaltar que há um grande movimento de requerimentos e projetos de lei, mas muitos são arquivados por pressões político-econômicas presentes no Congresso Nacional, as quais podem reduzir a efetividade do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil. (2010,Thery;Mello-Thery;Girard;Hato)

A citação acima destaca que:

(I) A pouca disponibilização das informações a respeito do trabalho escravo contribui para o desconhecimento e consequentemente o engajamento da população na erradicação desta prática.
(II) Ainda existem muitas pressões político-econômicas que impedem a implementação de uma legislação mais rigorosa e efetiva no combate ao trabalho escravo.
(III) O Estado possui meios eficazes e definitivos para fiscalização das denúncias de trabalho escravo.
(IV) Campanhas de erradicação do trabalho escravo, dirigidas aos prováveis locais onde se pratica o trabalho escravo, poderiam contribuir para a sensibilização da população. Estão corretas as afirmativas:

1

Respostas

2013-11-22T03:22:39-02:00
Resposta certa:
I, II e IV
8 5 8