Respostas

A melhor resposta!
2013-04-11T15:04:09-03:00

Os combustiveis fósseis liberam CO2 na atmosfera, e a fotossintese é feita pelas plantas que capturam CO2 da atmosfera e transformam em O2

1 5 1
2013-04-11T15:05:42-03:00

De uma forma direta, através das plantas, ou indireta, através dos animais herbívoros, a fotossíntese supre todas as nossas necessidades alimentares. Além disso, nos fornece uma enorme quantidade de fibras e materiais de construção, como a celulose e a madeira. A cada ano, as plantas e as algas através da fotossíntese, convertem mais de 100 bilhões de toneladas métricas de CO2 e H2O em celulose e outros produtos.

A energia armazenada em fontes combustíveis com lenha e óleos, assim como em combustíveis fósseis (carvão, petróleo, e gás natural) que são utilizados como fontes de energia em várias partes do mundo, também é o produto da fotossíntese, que ocorreu a milhões de anos atrás.

A queima de toneladas de combustíveis fósseis todos os dias contribui para o incremento da quantidade de CO2 na atmosfera. Calcula-se que a quantidade de energia livre capturada na fotossíntese durante um ano é de 1017 kJ (kilojoules), o que corresponde a 10 vezes a energia gasta em combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) pela humanidade no mesmo período. A natureza durante milhares de anos fixou esse mesmo CO2pelo processo da fotossíntese e agora estamos liberando-o na atmosfera, fazendo com que haja um problema global. Como visto anteriormente, o processo da fotossíntese envolve essencialmente a retirada do CO2 da atmosfera devolvendo para a mesma o O2, gerando com isso a purificação do ar.

1 5 1