um, treinador propos a um de seus jogadores que arremessasse, sucessivamente,uma bola à cesta, informando que ele ganharia 5 pontos a cada acerto e perderia 2 pontos a cada erro. Ao fim dessa parte do treinamento,o jogador havia feito 36 arremessos e conseguido acumular 110 pontos. determine o numero de arremessos certos.

2

Respostas

2013-11-21T22:34:32-02:00
5x - 2y = 110
5x = 2y + 110
x = 2y + 110/5
então substitui;
5 * (2y + 110/5) - 2y = 110
10y/25 + 550/25 - 2 y = 110
tire o mmc que é 25;
10y + 550 - 50y = 2750
-40 y = 2200
y = 55
substitui dinovo
5x - 2 (55) = 110
5x = 110 + 110
5x = 220
x = 44
x = 44 e y = 55
ou seja
5 * 44 - 2 * 55 = 110
220 - 110 = 110
110 = 110

4 4 4
A melhor resposta!
2013-11-21T22:51:48-02:00
36 arremessos,sendo X a quantidade de vezes que ele acerta a cesta e Y a quantidade de vezes que ele erra a cesta.
X + Y = 36
5X-2Y=110(o negativo é porque ele perde)

X+Y=36--- X=36-y
5X-2Y=110
5(36-y)-2Y=110
180-5y-2y=110
7y=70
y=10
x=26

Viu,nem precisava de tanta conta...
6 4 6