Observe a tira abaixo e em seguida leia o trecho da coluna da revista Isto É Independente, de autoria de Paulo Moreira Leite, publicado em 2013, que diz respeito ao movimento dos mascarados.
Disponível em http://vasosdopurus.files.wordpress.com/2013/06/1017199_668421943172625_879692592_n.jpg

Ao contrário do que ocorria em outros momentos históricos, a partir da chegada de Lula no Planalto temos um governo que procura encaminhar as reivindicações de trabalhadores e da população mais pobre, com avanços, recuos, acertos e muitos erros, mas um saldo geral positivo, mesmo que limitado, mas suficiente para exasperar os setores historicamente dominantes. [...] Qualquer que seja o discurso e a ideologia dos mascarados, a função real de sua violência é retirar a legitimidade do processo histórico que o país vive hoje. O resultado dessa atividade não beneficia a maioria da população e cria obstáculos a novas conquistas.
(Paulo Moreira Leite, Revista Isto É Independente. Disponível em:http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/329997_MASCARADOS+VIERAM+PARA+CRIMINALIZAR+DEMOCRACIA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage, acessado em 29/10/2013)

Após a leitura da charge e do trecho da reportagem sobre os manifestantes mascarados, analise as afirmações a seguir destacando-as com verdadeiras (V) ou falsas (F).
Os representantes do poder público têm proporcionado uma abertura para o diálogo, porém é necessário respeitar as instâncias democráticas que estão em construção. Por isso, o anonimato por meio de máscaras ameaça a legitimidade das instituições públicas e democráticas.Tanto políticos e mascarados reivindicam melhorias no sistema político, mas devido à estrutura burocrática do sistema capitalista não ocorrem avanços, pois os obstáculos econômicos atuam de uma forma intensa gerando pessoas mascaradas.O momento histórico, com a chegada de Lula à presidência, propiciou uma maior abertura para as reivindicações de trabalhadores e das pessoas mais pobres, porém os atuais ataques de manifestantes mascarados têm gerado uma crise nos sistemas democráticos estabelecidos.Manifestantes mascarados devem ser incentivados pela população, pois por meio do anonimato e de atos de violência é possível sensibilizar o poder público para realização de reformas políticas, uma vez que o desenvolvimento histórico da democracia provou que é um fracasso.Os manifestantes mascarados por intermédio de suas atividades criam obstáculos a novos diálogos, prejudicando a maioria da população, inclusive as manifestações legítimas que não visam violência. Nesse sentido, os atos de violência tiram a credibilidade de inúmeros movimentos sociais.

1

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-22T04:08:23-02:00
Resposta Certa:
V,F,V,F,V
5 4 5