De acordo com o texto “Avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades” de Sandramara M. Chaves que faz citação à Cunha, a questão da avaliação é a mais complexa e pode estar a revelar uma certa incompreensão dos objetivos da proposta (inovadora) por parte dos alunos e/ou uma certa indefinição quanto à forma e ao modo de avaliar numa proposta diferente por parte do professor. Ambos os sentimentos são próprios à construção do novo. Diante do assunto estudado, associe o tipo de avaliação proposto às suas respectivas perspectivas:
1- Consolidação de um modelo híbrido.
2- Retorno ao padrão rígido definido pela avaliação quantitativa.
3- Construção de uma avaliação democrática, imersa numa pedagogia da inclusão.
( ) Proposta do MEC, SAEB, ENEM, complementada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais cujadinâmica está voltada para procedimentos que possam favorecer a qualidade e produtividade, segundo a autora.
( ) Proposta que afirma uma ruptura com a avaliação quantitativa, compartilha a afirmação de que os sujeitos escolares são sujeitos históricos e sociais, destaca a aprendizagem como processo e a necessidade de que o tempo escolar considere os tempos e ritmos individuais.
( ) Proposta que defende uma concepção de avaliação que possa responder às necessidades de uma universidade visando à construção da cidadania aliando a formação do indivíduo com a sua formação profissional, devendo estar calcada numa visão progressista e crítica de educação. Marque a alternativa que apresenta a sequência que preenche corretamente os parênteses:

1

Respostas

2013-11-22T23:14:28-02:00
Resposta correta alternativa 2,1 e 3.
4 5 4