Os movimentos sociais possuem ampla e extensa literatura, pois o fenômeno é complexo, porém por intermédio do estudo dirigido foi possível apresentar alguns conceitos sobre movimentos sociais e as manifestações ocorridas no Brasil. Muitos acontecimentos demonstram a aversão das pessoas aos partidos políticos, contudo como vivemos em uma democracia, é impossível pensar o sistema democrático sem partidos políticos. Essa ambiguidade de pensar mudança social sem envolvimento político tem sua causa basicamente porque:

há entendimento de que não há necessidade de partidos políticos, pois é muito mais simples nomear um general a fim de instaurar uma nova ditadura.

os manifestantes e as lideranças dos movimentos sociais não podem jamais se envolver em eleições e partidos políticos, pois isso eliminaria a legitimidade das pautas de reivindicação, por esse motivo fazem a campanha pelo voto nulo.

existe uma crise de representação, sugerindo que os partidos estão afastados das massas.

todos os manifestantes já são filiados a partidos políticos e trazer à tona essa discussão poderia desarticular seus integrantes.

os partidos políticos não possuem qualquer influência sobre as mudanças sociais, sendo que isso é responsabilidade única do poder executivo.

1

Respostas

2013-11-22T21:11:58-02:00
R.: existe uma crise de representação, sugerindo que os partidos estão afastados das massas.
1 5 1