39)Ricardo e Lucas são irmãos. Atualmente a diferença de suas idades é de 6 anos. Sabendo-se que daqui a 4 anos a soma de suas idades será de 28 anos, qual a idade do irmão mais velho, hoje?
a) 13 anos b) 11 anos c) 9 anos d) 7 anos e) 15 anos

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-23T15:35:04-02:00
{x-y=6                                  O irmão mais velho hoje tem 11 anos
{x+y=28

6+y=28-y
y+y=28-6
2y=22
y=22:2
y=11
1 5 1
Interessante, você usou sistema para resolver... existe outra forma ??
2013-11-23T16:08:28-02:00
Ricardo x 
Lucas y

x - y = 6
(4 + x) + (4+y) = 28

Se x - y = 6 => x = 6 + y

(4 + x) + (4+y) = 28 (subtituimos x por 6 + y

(4 + 6 + y) + (4+y) = 28
14 + 2y = 28
28 - 14 = 2y 
14 = 2y
y = 7 mais novo

se x - y = 6 e y vale 7 então

x - 7 = 6
x = 13 mais velho