podem-me ajudar a resolver isto?Cá vai:

Numa folha de papel rasgado a Inês encontrou a seguinte informação:

a vezes b= 288

m.m.c(a,b)=144

8.1)Qual é o m.d.c.(a,b)?

8.2)Se a=16, qual é o número b?

Apresenta os cálculos que efetuares.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-24T13:35:59-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiro eu dividi o 288 por 16,conforme consta na alternativa 8.2,agora segue abaixo os cálculos  abaixo:

16 x 18=288
m.m.c com resultado 144

16,18/2
8,9/2
4,9/2
2,9/2
1,9/3
1,3/3
1,1=2.2.2.2.3.3=144




Mdc de 16 e 18

16/2
8/2
4/2
2/2
1= 2^{4}




18/2
9/3
3/3
1/ 2^{1} . 3^{2}

Portanto o m.d.c de 16 e 18 é =2



Portanto os números são:

a=16  b=18
1 5 1
1=2.2.2.2 e 1,1=2.2.2.2.3.3=144 e 1/2.3.3 o que significa
Vou editar para vc
No m.m.c vc multiplica,conforme deu 144,e no m.d.c vc tira os menores expoentes de cada número que foi tirado o m.d.c,da um atualizar e veja
Obrigado :)
2013-11-24T14:41:22-02:00
A vezes b= 288 
Se a= 16   ( é  falado no item 8.2) 
16 . b = 288
b= 288/16
b=18

m.m.c(a,b)=144  
   
8.1)Qual é o m.d.c.(a,b)?
a= 16      b= 18
m. d. c. (maior divisor comum)  
Divisores de 16 = 1,2, 4, 8, 16
Divisores de 18 = 1,2, 3, 6, 9, 18
O maior divisor comum entre eles é o 2

8.2)Se a=16, qual é o número b?
a vezes b= 288 
16 . b = 288
b= 288
      16
b= 18