Respostas

2013-11-24T19:58:15-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Max, 

Os tigres asiáticos são Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan ou Formosa, e Cingapura. São países que cresceram fortemente de 1950 até os dias atuais, em termos de economia, educação, dentre outros aspectos importantes.  Eles deixaram de ter uma economia baseada na agricultura para serem países industriais.

Isso ocorreu, em grande parte, pelos fortes investimentos americanos durante a Guerra Fria (resultantes do medo de que esses países se tornassem socialistas), pelas ditaduras que retiraram direitos trabalhistas (como na Coreia do Sul em que havia ausência do direito de greve e férias anuais de, no máximo, uma semana).

Houve, também, um forte investimento na área da educação, o que foi copiado do modelo japonês de desenvolvimento, de modo que aumentou a qualificação dos trabalhadores (por exemplo, a média de estudos de um coreano é de 18 anos enquanto no Brasil é de 9 anos).

Para completar esse desenvolvimento, houve um foco na poupança interna (permitindo os investimentos necessários), na infraestrutura, no desenvolvimento de áreas de tecnologia de ponta, com a produção de carros, computadores, televisores, dentre outros. As seguintes empresas são Samsung, POSCO, Hyundai, LG Electronics, dentre outras.

Os fatores que dificultaram o desenvolvimento dos tigres asiáticos era o território pequeno, um mercado consumidor pequeno (uma população de não muitas pessoas) e a ausência de recursos minerais em quantidade ou qualidade. Por exemplo, Cingapura apresenta cerca de 5 milhões de pessoas, enquanto só no Rio de Janeiro temos mais de 7 milhões. Por isso, os tigres asiáticos apresentam uma produção voltada para o mercado exterior.

Hoje, esses países (Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong, e Cingapura) respondem por cerca de 10% do comércio mundial.

Na Coreia do Sul, há grandes complexos industriais, com o apoio do governo. Em Taiwan são pequenas indústrias e comércios (com a empresa de produção de eletrônicos chamada Acer). Em Hong Kong, a base econômica está estruturada no setor de eletroeletrônicos e o setor naval, sendo o segundo maior polo financeiro da Ásia após Tóquio no Japão. Já Cingapura se destaca na produção de eletrônicos, como componentes de computador. É um país cidade, mas seus cidadãos são, em geral, muito ricos, sendo o maior centro refinador de petróleo da Ásia, aproveitando a proximidade com o oriente médio.

Caro Max, claro que isso é muito diferente do que acontece com a maior parte dos países asiáticos. A maior parte da população do continente vive em países atrasados, com graves problemas sociais, tais como a China, a Índia, a Indonésia, Tailândia, bem como lugares horríveis de se viver como Myanmar, Coreia do Norte, Filipinas, Camboja, dentre outros.

Há, ainda, os "tigrinhos" ou "novos tigres", que cresceram a partir do início dos anos 80, compostos por países que cresceram após algumas empresas saírem dos velhos tigres (em razão do encarecimento da mão-de-obra). São eles: Filipinas, Malásia, Indonésia, e até o Vietnã.
1 5 1