Respostas

2013-11-25T01:36:59-02:00
O adjunto adnominal especifica um núcleo de função sintática e prendem-se diretamente ao substantivo. Já o complemento nominal completa, por meio de preposição, o significado do adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato.
2013-11-25T17:39:39-02:00
1- O complemento nominal é exigido, é essencial para que se complete a significação de um substantivo, de um adjetivo ou de um advérbio. Existem não somente verbos que precisam ser completados em sua significação; dos substantivos, dos adjetivos e dos advérbios há também os que não têm significação absoluta; necessitam, para que sua significação se complete, de um complemento que lhe inteire a significação. Se há substantivos adjetivos e advérbios que têm significação absoluta, como "parede","dedo", "vivo" etc, há os que necessitam de um termo que lhe integre o sentido: gosto (a alguma coisa), obediência (a alguma coisa), desejo ( de alguma coisa) etc.. O complemento de palavra como estas vem a ser o Complemento Nominal. Exemplos: - "Amor à pátria"- "Obediência ao mestre" - "Desejo de aprender" etc. Adjunto adnominal é toda palavra ou expressão que, junto de um substantivo, modifica-lhe a significação. Enquanto predicativo é o nome que se dá em análise sintática ao complemento que modifica a significação de um substantivo por intermédio de um verbo de ligação, "adjunto adnominal" é o complemento do substantivo a ele preso, a ele adjunto, sem verbo nenhum de permeio, exemplo: "Os meninos comportados são estudiosos", sendo o sujeito "Os meninos comportados" e "Os" e "comportados" os adjuntos adnominais de meninos, "são", verbo de ligação e "estudiosos" o predicativo.
Portanto o complemento nominal é integrante, é essencial, pertence intrinsecamente ao substantivo, ao adjetivo ou a um advérbio; o adjunto adnominal é acessório, não exigido para que se complete o significado so substantivo. Em "obediência dos cidadãos às leis" temos um exemplo de ambos os complementos:: "dos cidadãos" > adjunto adnominal(termo acessório), "às leis" > complemento nominal (termo integrante).