Respostas

2013-11-25T13:44:34-02:00
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade.
Segundo Gilson Delgado, oncologista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), os efeitos agudos variam de queimaduras nas mucosas até alterações na produção do sangue, com rompimento das plaquetas (células que atuam na coagulação do sangue) e queda na resistência imunológica. "Esses efeitos são pouco comuns em acidentes em usinas, pois só ocorrem quando há uma exposição intensa e próxima", explica.
No entanto, em eventos como o ocorrido no Japão, a radiação pode contaminar o ambiente por meio do vazamento de componentes radioativos. O risco passa a ser a entrada de material contaminado na cadeia alimentar humana, por meio do consumo da água, de vegetais ou de carne de animais mantidos com alimentação contaminada. "Com essa exposição frequente aparecem problemas crônicos como câncer de pulmão, de pele ou de sangue (leucemia), problemas na tireóide e esterilidade", conta Delgado.
Pesquisadores apontam que as alterações no DNA das células podem se estender por gerações. Pesquisas recentes com netos de sobreviventes do ataque nuclear a Hiroshima (Japão), durante a Segunda Guerra Mundial, apontaram alta taxa de infertilidade. A explicação estaria no fato de que as células reprodutoras são muito sensíveis e especialmente afetadas pela radiação.
cite alguns efeito da radiaçao nuclear
Os efeitos da radiação nuclear para a saúde vão depender do tempo e do grau de exposição a que o indivíduo esteve sujeito. Quanto mais tempo estiver exposto, maior o risco de desenvolver doenças, embora pouco tempo de exposição a uma grande quantidade de radiação possa ser fatal.

A radiação nuclear pode provocar 2 tipos de lesões no corpo:
Queimaduras graves, por exposição às radiações alfa, deixando a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistem ao calor emitido pela radiação;
Alterações celulares como mutações genéticas que podem causar doenças como câncer, no caso de contato com raios beta e gama....
Outras consequências da exposição à radiação são hemorragias, problemas digestivos, infecções ou doenças autoimunes.

No caso de mulheres grávidas estarem expostas a grande quantidade de radiação, os fetos durante a gestação podem sofrer mutações genéticas ou nascer prematuramente com grandes problemas de má-formação.
A radioterapia, uma das formas de tratamento para o câncer, é benéfica por expor uma pequena região a uma quantidade exata de radiação, o que leva a morte das células cancerosas.
2013-11-25T13:45:08-02:00
Alguns elementos radioativos podem causar desequilíbrio no centro celular (DNA), e duplicam-se sem controle gerando câncer...
Alguns acidentes ficaram famosos como o Césio...