Me ajudem por favor tenho um trabalho para entregar amanha:
1)explique o mecanismo que os peixes usam para lidar com a diferença de salinidade entre o próprio corpo e o meio que os circunda.
2)o que são animais pecilotérmicos?
3)quais as funçoes da bexiga natatória?

1

Respostas

2013-11-25T19:01:48-02:00
A) Osmose: Processo pelo qual o líquido se move através de uma membrana semipermeável a partir de uma área de baixa concentração de soluto para uma área de alta concentração de soluto; o processo continua até que as concentrações sejam iguais em ambos os lados da membrana. 
 Alguns animais, como os peixes, têm a capacidade de manter estáveis suas condições internas, independentemente das condições externas. No caso dos peixes de água salgada, o meio interno é hipotônico (ou seja, tem menos soluto, ou sal) em relação à água do mar, por isso, eles tendem a perder água por osmose a fim de regularizar a situação. Por conta dessa perda de água, eles tentam se adaptar:
-Ingerem muita água
-Excretam o excesso de sais
-Têm rins reduzidos, diminuindo as perdas de água por filtração, e formando pequenas quantidades de urina
-Excretam sais pelos rins, gerando uma urina muito concentrada.
No caso dos peixes de água doce, o meio interno é hipertônico (mais soluto, no caso, sal) em relação ao meio externo, tendendo a absorver mais água por osmose, e por isso, eles se adaptam dessa forma:
-Ingerem pouca ou quase nenhuma água
-Captam sais da água e dos alimentos ingeridos
-Produzem grandes quantidades de urina
-Produzem urina muito diluída, reabsorvendo grande quantidade dos sais pelos rins.


B) Animais pecilotérmicos são aqueles que não tem um mecanismo interno que regule sua temperatura. Assim, seu corpo mantém uma temperatura variável, constante a que existe no meio externo, ou têm hábitos comportamentais que lhe permitam manter a temperatura em níveis aceitáveis para o seu organismo.

C) A bexiga natatória ajuda a manter a densidade do corpo, permitindo que o peixe flutue ou afunde.