Respostas

2013-04-12T19:52:27-03:00

A população atual indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira.Considerando apenas aqueles que vivem em aldeias. Estimatima-se que existam 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. 

O número da população de indíos vem aumentando, devido a proteção aos mesmos, o número de mortes diminuiram muito, com a melhora na área da saúde para os indíos.

1 5 1
2013-04-13T16:02:18-03:00

Já haviam indígenas antes dos Portuguêses chegarem e a grande maioria foi dada como ''tupi''. No Brasil, até meados dos anos 70, acreditava-se que o desaparecimento dos povos indígenas seria algo inevitável.Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. 

Quando comparados à nossa sociedade, os povos indígenas apresentam características comuns. No entanto, quando vistos de perto, nota-se além das semelhanças, muitas diferenças.

Os rituais indígenas são uma celebração das diferenças. Em primeiro lugar, das diferenças entre os seres que habitam o cosmos. Os humanos sabem que muito do que possuem – aquilo que chamamos de cultura – não foi meramente “inventado” por eles mesmos, mas sim tomado, no tempo do mito, de outras espécies, e mesmo de inimigos há muito não vistos.

 

Fonte: http://pib.socioambiental.org/

 

Bjjs