Respostas

2013-11-25T21:34:14-02:00
As substâncias que se apresentam no estado gasoso possuem uma facilidade muito grande de pegarem fogo. Alguns líquidos inflamáveis, como a gasolina, o álcool e outros solventes, também são muito perigosos porque se transformam facilmente em gases.
1 3 1
A melhor resposta!
  • PeH
  • Ambicioso
2013-11-25T21:45:21-02:00
O gás de cozinha e o acetileno, formalmente conhecidos como butano e etino (respectivamente) dentre o meio acadêmico, podem ser considerados perigosos pois são altamente inflamáveis ao ar atmosférico.

Isto significa que estes compostos facilmente produzem chamas ou até mesmo explosões com a presença de ar, pois reagem com o oxigênio abundante da superfície terrestre e liberam grande quantidade de energia neste processo.

O butano e o etino reagem com o gás oxigênio da seguinte forma:

\text{C}_4\text{H}_{10} \text{(butano)} + \frac{9}{2}\text{O}_2 \longrightarrow 4\text{CO}_2 + \text{H}_2\text{O} + \text{energia} \\\\

\text{C}_2\text{H}_{2} \text{(etino)} + \frac{5}{2}\text{O}_2 \longrightarrow 2\text{CO}_2 + \text{H}_2\text{O} + \text{energia}
1 5 1
VLW man muito bem detalhado...agradecido