"A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 veio dar à nossa emancipação política um caráter que a singulariza no conjunto do processo histórico da independência das colônias americanas. Todas elas, mais ou menos pela mesma época, romperam os laços de subordinação que as prediam às nações do Velho Mundo. Mas, enquanto nas demais, a separação é violenta e se resolve nos campos de batalha, no Brasil é o próprio governo metropolitano quem, premido das circunstâncias, embora ocasionais, que faziam da colônia a sede monárquica, quem vai paradoxalmente lançar as bases da autonomia brasileira . Estabelecendo no Brasil a sede da monarquia, o regente aboliu o "ipso facto" o regime de colônia que o pais até então vivera(...) " (Prado Jr, Caio) Explique o que o autor Caio prado Junior quer dizer quando afima que a transferência da corte portuguesa veio dar á emancipação política que a singulariza no conjunto das independências americanas. Por favor me ajudem, preciso entregar isso amanha!

2

Respostas

2013-11-25T22:16:23-02:00
Uma inversão entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
1 3 1
A melhor resposta!
2013-11-25T22:19:10-02:00
É uma inversão entre a metrópole e a Colônia
1 5 1
Preciso de um texto sobre isso, se puder me ajudar, ficarei agradecida :)
Comentário foi eliminado
Então .. Na epoca em que a corte veio para o Brasil a Europa estava vivendo um embargo economico por Napoleao Bonaparte. Esse embargo foi chamado de Bloqueio Continental. Nesse bloqueio Napoleao impediu que as nacoes da Europa comercializem com a Inglaterra, mas Portugal nao cumpriu com esse protocolo, ou seja, continuou comercializando vinho. Devido a isso, Portugal teve suas terras invadidas, como prometeu Napoleao. Para que a corte nao corresse risco de morte, resolveram sair de Portugal e ir
Comentário foi eliminado