O jornal O Globo de hoje publicou esta foto de Evo Morales, presidente da Bolívia. Na edição impressa consta a seguinte legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação. (...) Neste breve texto estão presentes concepções sobre o que é ser índio, o que é ser americanizado, o que é correto ou não para um índio fazer… Agora transformado em inimigo número 1 da nação, Evo Morales é atacado na sua característica mais genuína e inconteste: a ascendência indígena. Afinal, um verdadeiro índio não deveria tomar coca-cola, não é mesmo? Aliás, não deveria mesmo era ser presidente, né não? (...)
A partir da análise do texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O fato de o presidente da Bolívia ter sido líder dos plantadores de coca e crítico ferrenho do sistema capitalista não está sendo valorizado na legenda da foto publicada pelo jornal. PORQUE II. Numa atitude flagrantemente discriminatória, a legenda prioriza distinguir o presidente pela etnia e opção de consumo. Nesse caso, a alternativa correta é:
As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira

1

Respostas

2013-11-26T00:32:21-02:00
Vejamos: A proposição I está incorreta. No próprio texto diz que a principal característica do Evo Morales é ter a cultura indígena, e lutar contra o chamado imperialismo americano (Domínio das outras culturas pela cultura americana).

Já proposição II está correta. Quando o autor diz que um índio não deve ocupar cargo de presidente, ele está fixando uma classe (Os indígenas) em uma posição específica.

Portanto, a proposição I é falsa e a II correta.
1 2 1