O crescimento científico e tecnológico encontra uma de suas melhores expressões no campo da saúde, onde avanços significam ganhos para a humanidade que passa a poder utilizar estes conhecimentos visando à melhora da qualidade de vida. Leia a reportagem reproduzida a seguir que trata de pesquisas brasileiras sobre o câncer. USP identifica gene responsável por expansão do câncer no corpo humano Descoberta abre caminho para manter tumor localizado e facilitar cura. Função do 'hotair' foi confirmada por pesquisadores de Ribeirão Preto (SP). Pesquisadores do Centro de Terapia Celular da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) identificaram um dos genes responsáveis pela ativação das células responsáveis pela metástase - processo em que o câncer se espalha pelo organismo através da corrente sanguínea. Conhecido como hotair, o gene desencadeia um mecanismo que transforma as células cancerígenas em mesenquimais - com a capacidade de sair do local de origem e se alojar em outros órgãos. Com a descoberta, recentemente publicada em revistas científicas como a americana Stem Cells, os pesquisadores acreditam na possibilidade de inibir, no futuro, a ação dos genes e manter o câncer localizado, o que facilitaria a cura da doença. […] "Essa descoberta não é a cura para o câncer, mas é um elemento que, com outros, pode servir de ferramenta para que empresas farmacêuticas desenvolvam drogas para controlar o tumor. Controlando a ação desse gene, automaticamente controla-se a ação dos genes que ele regula. Aí você tem, em tese, o controle do espalhamento do tumor. Isso já é um grande avanço. Ao controlar a metástase, você mantém o tumor localizado", conclui. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/10/usp-identifica-gene-responsavel-por-expansao-do-cancer-no-corpo-humano.html, acessado dia 31/10/13 Tendo em vista a relação entre o desenvolvimento científico na área da saúde e a cura da o câncer, assinale a alternativa correta:

A cura para o câncer ainda é uma questão de tempo. Como a ciência avança baseada em conhecimentos comprováveis, o progresso em alguns casos é lento, porém gradual.

O gasto em pesquisas como esta não se justifica, já que tantas pessoas passam necessidade no Brasil e morrem de doenças mais comuns do que o câncer. Deveríamos, primeiro, tentar resolver outros problemas do que gastar tempo e dinheiro em algo que é desconhecido.

O avanço científico promove a melhoria definitiva na qualidade de vida. Como os conhecimentos são sempre rapidamente aplicáveis, o avanço no conhecimento implica em instantânea e imediata melhora de vida.

Os investimentos em pesquisas científicas de base são árduos, longos e muitas vezes não compensam financeiramente. Razão pela qual deveriam ser abandonados em prol de algo mais prático e comprovadamente eficiente.

A descoberta do mecanismo de atuação do câncer não significa que teremos a capacidade de controlá-lo um dia. E se isso não é possível, todo o trabalho feito até então foi em vão e as descobertas devem ser relativizadas por completo.

1

Respostas

2013-11-26T01:23:50-02:00
Primeira alternativa: Correta. O texto traz um avanço na cura do câncer, mas não uma cura definitiva.

A terceira alternativa está errada porque diz que os avanços na área da saúde são rápidos e instantâneos. Isso não é verdade, eles são lentos e duradouros.

A segunda, a quarta e a quinta alternativa estão erradas pelo mesmo motivo, elas expressão uma opinião a respeito do investimento em saúde. Em nenhum momento no texto foi expressada alguma opinião, o que faz com que nenhuma destas afirmações à respeito do texto seja verdadeira.