Uma montanha-russa tem uma altura máxima de 30m. Considere um carrinho de 200kg colocado inicialmente em repouso no topo da montanha.
Adote g= 10 m/s^2.

a) Qual a energia potencial do carrinho, em relação ao solo, no instante inicial?
b) Qual a energia cinética do carrinho no instante em que a altura, em relação ao solo, é de 15 m ?

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-11-26T01:31:03-02:00
A)

dados:
ha = 30 m
m = 200 kg
va = 0
g = 10 m/s^2

Epa = m.g.ha
Epa = 200.10.30
Epa = 60000
Epa = 6 . 10^4

resposta: 6 . 10^4 J

b)

Ema = Emb
Epa = Ecb + Epb
Epa = Ecb + m.g.hb
6 . 10^4 = Ecb + 200 . 10 . 15
6 . 10^4 = Ecb + 2000 . 15
6 . 10^4 = Ecb + 30000
6 . 10^4 = Ecb + 3 . 10^4
Ecb = 6 .10^4 - 3 .10^4
Ecb = 3 . 10^4

resposta: 3 . 10^4 J
5 4 5
2013-11-26T01:36:38-02:00
A) epa = mgha
epa = 200.10.30
epa = 6.10^4 J

b) epa = ecb + epb
6.10^4 = ecb + mghb
6.10^4 = ecb + 200.10.15
6.10^4 = ecb + 3.10^4
ecb = 3.10^4J