Sistema do 1 grau com duas incognitas ?Oi, será alguém que poderia tirar uma dúvida minha respondendo essas duas equações(eu sei mas surgiu uma dúvida na hora de fazer e gostaria de ver como voCês fazem).

Método de substituição....

a) x+y=6
2x+y=109

b)3x-y=1
4x-5y=2

Ah' Quando vocês verificam a equação para ver sim dar certa, vocês consegue fazer a verificação com as duas ?

Desde já agradeço, porfavor se souberam responder me ajude ? Certo ?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-26T14:08:46-02:00
x+y=6 ------------------->  (passo 1) x = 6 - y
2x+y=109
(passo 2) 2. (6 - y) + y = 109
12 - 2y + y = 109
12 - y = 109
- y = 109 - 12
-y = 97     .     (-1)
y = -97

(passo 3 - substiuir o Y encontrado para descobrir o X)
x = 6 - y
x = 6 - (-97)
x = 6 + 97
x = 103

(103; -97)

2 5 2
2013-11-26T14:25:00-02:00
B) (i) 3x-y=1          =>  y=3x-1 (iii)
    (ii) 4x-5y=2

substituindo o valor de y na segunda equação temos:
4x-5(3x-1)=2
4x-15x+5=2
-11x=2-5
-11x=-3
x=3/11

agora substituindo o valor de x em (iii) temos:
y=3.(3/11)-1
y=(9/11)-1
y=-3/11

solução = (3/11,-3/11)
1 1 1