Respostas

2013-11-26T17:43:41-02:00
A acentuação gráfica consiste na aplicação de certos símbolos escritos sobre determinadas letras para representar o que foi estipulado pelas regras de acentuação do idioma. Entre estes sinais estão os diversos acentos gráficos, além do restante dos diacríticos, como o trema, por exemplo.o acento agudo ( ´ ) - colocado sobre as letras a, i, o e sobre o e do grupo em, indica que essas letras representam as vogais tónicas / tônicas da palavra: carcará, caí, armazém. Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto: lépido, céu, tóxico.o acento circunflexo ( ^ ) - colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado: lâmpada, pêssego, supôs, Atlântico.o til ( ~ ) - indica que as letras a e o representam vogais nasais: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã.o acento grave ( ` ) - indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomes demonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo: à, às, àquele, àquilo.OBS: Quando seguidas de m ou n, as letras a, e, o representam vogais nasais, comummente/comumente fechadas, recebem acento circunflexo, e não agudo. Ex: câmara, ânus. A única exceção ocorre nas terminações -em, -ens em que se usa acento agudo [porém, contém, provém, parabéns], a não ser nas formas da 3ª pessoa do plural, quando passa a usar o circunflexo.OBS: Há palavras em que o uso do acento agudo ou circunflexo pode ser escolhido pelo escritor como: Abdómen/Abdômen, Cómico/Cômico, Fénix/Fênix, Fónico/Fônico, Gémeo/Gêmeo, Pónei/Pônei, Tónico/Tônico, Vólei/Vôlei.Observação:O acento diferencial é utilizado para diferenciar palavras de grafia semelhante. É obrigatório nos seguintes casos:pôde (pret. perf. do ind. de poder) - pode (pres. do ind. de poder)pôr (verbo) - por (preposição)têm (terceira pessoa do plural do verbo ter) - tem (terceira pessoa do singular do verbo ter)Os derivados do verbo ter têm na terceira pessoa do singular um acento agudo "´", já a terceira pessoa do plural tem um acento circunflexo "^" mantém - mantêmvêm (terceira pessoa do plural do verbo vir) - vem (terceira pessoa do singular do verbo vir)Os derivados do verbo vir têm na terceira pessoa do singular um acento agudo "´", já a terceira pessoa do plural tem um acento circunflexo "^" provém - provêmCasos em que o acento diferencial é opcional:Acento diferencial do pretérito: chegámos (1ª pessoa do plural no pretérito - indicativo) chegamos (1ª pessoa do plural no presente - indicativo)fôrma (substantivo) - forma (substantivo e verbo)Após a Reforma Ortográfica, o acento diferencial foi quase totalmente eliminado da escrita, porém, obviamente, a pronúncia continua a mesma.

o trema ( ¨ ) - é aplicado a palavras estrangeiras como sobrenomes, e.g. "Müller").
1 1 1
A melhor resposta!
2013-11-26T17:52:53-02:00
Oxítona- Acentuada na última sílaba 
Só são acentuadas quando a palavra terminar com A, E, O (seguidos ou não por s)
Paroxítonas- Acentuadas na penúltima sílaba
É muita regra pra lembrar mas tenta lembrar dessas palavras vão ajudar:
ROUXINOL- Terminadas em R, X, I(S), US, N, L, ONS ( são a maioria)
ÃO, Ã, UM, UNS, PS
Proparoxítonas- todas são acentuadas
Monossílabos- São aqueles que tem só uma sílaba
Acentuados quando terminam em:
A, E, O (seguidos ou não por S)
Basicamente só isso
2 4 2