O conceito de Desterritorialização, inserido na proposta de Cartografia, consiste em adotar um chamado “olhar estrangeiro” para as coisas à nossa volta. Segundo Ianni. (1996, p.169)“... o sujeito do conhecimento não permanece no mesmo lugar, deixando que seu olhar flutue por muitos lugares, próximos e remotos, presentes e pretéritos, reais e imaginários”. Partindo da idéia de que território é aquele espaço de estabilidade e organização, a ação de desterritorializar é uma ação de desordem, de fra

Respostas

2013-11-26T20:02:08-02:00
O conceito de Desterritorialização, inserido na proposta de Cartografia, consiste em adotar um chamado “olhar estrangeiro” para as coisas à nossa volta. Segundo Ianni. (1996, p.169)“... o sujeito do conhecimento não permanece no mesmo lugar, deixando que seu olhar flutue por muitos lugares, próximos e remotos, presentes e pretéritos, reais e imaginários”. Partindo da idéia de que território é aquele espaço de estabilidade e organização, a ação de desterritorializar é uma ação de desordem, de fragmentação para buscar encontrar novos saberes, menos instituídos, adotando uma percepção diferenciada que está pronta para descobrir novas idéias além das previstas.
Para podermos nos apropriar melhor do conceito, fizemos o exercício de uma certa “cartografia”: buscamos formas de Desterritorialização, através de fotos tiradas em Buenos Aires, no período de 15 a 18 de novembro deste ano e em nosso tão conhecido Instituto de Psicologia.

1 1 1