Respostas

2013-11-27T14:17:07-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
É. "es" é em espanhol :)
Eu considero fato presente. A obra é (até hoje) conhecida.
A melhor resposta!
2013-11-27T14:17:21-02:00
VIDAS SECAS ERA UMA OBRA MUITO CONHECIDA DE TODOS. 
Veja a explicação:

Usamos "és" para indicar que tratamos da SEGUNDA PESSOA (Tu és), no caso da frase estamos tratando da Terceira Pessoa (A OBRA = ELA). Cada uma se apresenta num tempo verbal distinto, entre pretérito e presente do indicativo. 
2 5 2
Henrique, o pretérito imperfeito não indicaria ação costumeira e encerrada no passado?
No Pretérito Perfeito o verbo indica que a ação se localiza e se encerra no passado. Independente do TEMPO VERBAL, não se pode conjugar ÉS como derivado do verbo SER na terceira pessoa, sendo adequado "ERA".
hmmm, entendi. Se é para optar entre era e és, de fato era. É olhando para o sentido da enunciação que fica estranho, pelo menos na frase isolada :)
Bem, sem fazer juízo de valor sobre a frase, mas para mim o mais correto seria: VIDAS SECAS É UMA OBRA MUITO CONHECIDA DE TODOS (era, é e sempre será). hehe :)