a) São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalam nos escritoris da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. (...)

b) (...) Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhões apenas no ultimo ano.

c) (...) Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milh]oes de pessoas - o equivalente a um terço da força de trabalho americana - dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) (...) Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão, afirma Carolina Azevedo, execultiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de noos faturamento no Brasil, diz Fernando Montovani, diretor do escritorio brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por emresas brasileiras neese sistema. (...)

Pergunta : A contrução dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Obseve que os itens "d" e "e" temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

1

Respostas

2013-04-17T09:15:05-03:00

nos itens a b e c o recurso é de argumentação por provas concretas, citando dados.

nos d e e e de argumento de autoridade, expõe depoientos de sustentação.

 

 

 

 

espero que tenha ajudado!

 

1 4 1