Uma cozinheira fez 28 pratos entre bolos e Tortas . Ela usou 5 ovos para cada bolo e 4 ovos para cada torta . Quantos bolos e Quantas tortas ela fez , sabendo-se que ela usou dez duzias de ovos ?



Um aluno ganha 5 pontos por cada exercicio que acerta e perde 3 por exercicio que erra . ao fim de 50 exercicios tinha 90 pontos. quantos exercicios ele acertou ?

2

Respostas

2013-11-27T22:45:47-02:00
Ele acertou 18 perguntas.. Por que 90 ÷ 5= 18, para não ficar com dúvida tira a prova real de 18 x 5 que vai dar 90.... Conclusão ele acertou 18 perguntas.. Espero ter ajudado!
A melhor resposta!
2013-11-27T23:28:43-02:00
Bolos vou chamar de x
tortas de y
10 dúzias = 10 . 12 = 120 ovos

x + y = 28  (   y = 28 - x)  vou substitui na segunda equação .

5x + 4y = 120

5x + 4 ( 28-x) = 120
5x + 112 - 4x = 120
x = 120 - 112
x = 8 ( Ela fez oito bolos)

se no total foram 28 , e como 8 são bolos então 20 são tortas
Resposta : 20 tortas e 8 bolos

2)
acertos = x
erros = y

x + y = 50      multiplicar por 3
5x - 3y = 90
--------------------------
3x +5x = 240
x = 30 acertos 

ele acertou 30 exercícios!


2 5 2