Leia o texto a seguir e responda as questões de 1 a 4. Numa terça-feira que saí para cortar o cabelo, passei pela porta da sua casa com o chapéu quebrado de lado. Não estava na janela. Parei mais adiante, e a vi chegando em casa com a mãe. Sempre fui um timido com meus entusiasmos de amor. Sonhava com Maria Luisa todas as noites. Ora ela mesma, Ora era Maria Clara, nessa mistura, nesse coquetel de imagens queridas que só os sonhos sabem fazer.

1) Para indicar uma de suas caracteristicas pessoais, o narrador personagem emprega um adjetivo substantivado. Qual é ele?

2) Na ultima frase do texto, que substantivos fazem parte do mesmo campo semântico?

3) O sufixo -ão indica aumentativo; o sufixo -eco indica diminutivo. a) Se o narrador acrescentasse o sufixo -ão ao substantivo porta e -eco ao substantivo amor, o resultado seria equivalente a porta grande e amor pequeno? Por que ? b) Você conhece outras palavras em que ocorre o mesmo fenomeno? Cite as.

4) Os substantivos terminados em -zito,-zinho, se pluralizam no seu inteior,. porem se os, acrescentando com sufixo: mulherzinha/mulherezinhas;balãozinhos/ba? Se o narrador empregasse o substantivo coquetel no diminutivo plural, como ficaria?

Me ajudem POR FAVOR!!

1

Respostas

2013-04-15T19:31:23-03:00

1) Tímido

 

2) Mistura e coquetel

 

3) a) Não. Pois "portão" não indica uma porta grande. E ''amoreco'' não quer dizer amor pequeno, é apenas uma forma carinhosa de chamar alguém.

 

b) Cartão, milhão, palavrão.

 

4) Coqueteizinhos

 

14 4 14