Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modoindicativo.

a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.

2

Respostas

2013-11-28T14:53:13-02:00
As orações estão no FUTURO DO PRESENTE, mas há o FUTURO DO PRETÉRITO no modo indicativo também.

A) Os alunos lerão um texto ...
B) Muitas pessoas gostarão de festas ...
C) O cliente solicitará ao vendedor ...
D) Maria Rita começará a praticar ...
E) Provocarão um desmatamento no local.
F) Poluirão nossos rios.
G) Nossa terra brasileira será um país ...
H) Poucos conhecerão esse jogo.   
22 4 22
A melhor resposta!
2013-11-28T17:12:07-02:00
Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo:

Existem dois futuros no modo indicativo: Futuro do presente e Futuro do pretérito
Vou responder usando os dois:

Futuro do presente

a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
    Os alunos lerão um texto sobre festas juninas.

b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
    Muitas pessoas gostaram de festas juninas.

c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
    O cliente solicitará ao vendedor uma bola de basquete.

d) Maria Rita começou a praticar esportes.
    Maria Rita começará a praticar esportes.

e) Provocaram um desmatamento no local.
    
Provocará um desmatamento no local.

f) Poluíram nossos rios.
  Poluirão nossos rios.

g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
    
Nossa terra brasileira será um país bonito. (continua sendo!)

h) Poucos conhecem esse jogo.
   Poucos conhecerão esse jogo.

Futuro do pretérito
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
    Os alunos leriam um texto sobre festas juninas.

b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
    Muitas pessoas gostariam de festas juninas.

c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
    O cliente solicitaria ao vendedor uma bola de basquete.

d) Maria Rita começou a praticar esportes.
    Maria Rita começaria a praticar esportes.

e) Provocaram um desmatamento no local.
    Provocariam um desmatamento no local.

f) Poluíram nossos rios.
  Poluiriam nossos rios.

g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
    Nossa terra brasileira seria um país bonito. (Mas é lindo)

h) Poucos conhecem esse jogo.
    Poucos conheceriam esse jogo.
13 4 13