olha essa :
uma grande piscina e um pequeno tanque , ao lado do outro, contêm água a uma mesma profundidade.

a) A pressão no fundo da piscisa é maior, menor do que a pressão no fundo do tanque ou igual a ela ?

b) A força total, exercida pela água, no fundo da piscina é maior menor do que a força total no fundo do tanque ou ela é igual ?


2

Respostas

2013-11-28T19:44:18-02:00
A melhor resposta!
2013-11-28T20:13:09-02:00
(a) a pressão é definida pela altura da coluna de líquido. Portanto, não importa se estamos falando sobre um tanque ou um canudinho. Se ambos possuem o mesmo líquido com a mesma profundidade, ambos terão a mesma pressão no fundo.

(b) Já a força total é diferente. Ela é definida pela pressão multiplicada pela área sobre a qual a pressão atua. Assim, a Força no fundo da piscina (que possui maior área) é também maior que a força no fundo do tanque (que possui área menor).

Espero ter ajudado. :D

3 4 3