ja li o livro e assistir o filme , nao gostei mt nao , e uma historia critica sobre o sertao , e tem uma falta de dialogo , pois para chamar mas atençao em outros aspectos , fala sobre sinha moça e o marido , sinha quer uma cama de couro e seu marido fabiano que ter uma fazenda com gados , fabiano nao chama seus filhos pelo nome pois e um homem sertanejo que caracteriza por sua ingnorancia e o seu geito groço , apebas chama os filhos de filho mas velho e filho mas novo.

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-11-29T02:09:08-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
"Vidas Secas" é uma obra tipicamente regionalista, que denuncia a miséria e angustia que vive o povo nordestino, mais especificamente o povo do sertão. A denuncia se materializa através de uma família de retirantes, composta por Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos, e a cachorra Baleia.
A obra é composta por 13 capítulos sem ligação entre si, a não ser o primeiro e o último, onde a família se encontra em fuga, uma fuga da seca que assola o sertão.
A obra é bem concisa, objetiva, direta, econômica nas palavras, o que evidencia o caráter "seco" da obra, ou seja, se falta uma vida digna às personagens, porque fazer uma obra rica em detalhes, lirica, alegre?
Fabiano é um homem "rústico", sem instrução. Para ele, falta palavras para tudo. Ele não consegue se expressar, pois na obra ele é animalizado, assim como Baleia adquire características humanas, chegando até a pensar. Já Sinhá é o cérebro daquela família, cheia de sonhos, desejando um dia ter oportunidade para parar de fugir daquela situação.
E é assim que vai se dando toda a obra. Fabiano trabalha para um senhor que o explora intensamente, mas não consegue reivindicar seus direitos pois é passivo a tudo que lhe fazem.
Lembrando que o livro também foi uma crítica ao Estado Novo, onde Getúlio Vargas comandava uma ditadura, personalizada pelo Soldado Amarelo na obra, que chega até a prender Fabiano.
1 5 1
Boa resenha... A propósito o livro também possui um filme como a colega disse, super recomendado... Ele te ajudará a ter uma visão melhor do livro.