Como eu resolvo essa questão?
Se uma mulher utilizar sapatos de salto alto e estiver com seus dois pés apoiados sobre o chão, nota-se que a pressão exercida sobre o chão é maior do que se, na mesma condição, ela utilizar um par de tênis. Isso se deve ao fato de que a pressão é a relação entre uma força aplicada e a superfície de contato sobre a qual essa força atua.
Portanto, quando um corpo, inicialmente apoiado sobre uma superfície quadrada de 1,0 m de lado, passa a ser apoiado sobre uma superfície quadrada de 0,5 m de lado, a pressão exercida sobre o apoio
(A) torna-se quatro vezes menor.
(B) torna-se duas vezes menor.
(C) permanece igual.
(D) torna-se duas vezes maior.
(E) torna-se quatro vezes maior

2

Respostas

2013-11-30T09:58:17-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A área da primeira superfície é de 1m². A área da segunda é de 0,25m². A área da segunda é um quarto da primeira. Sendo assim, a segunda exerce pressão quatro vezes maior que a primeira. Opção É.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-11-30T10:00:14-02:00
E torna-se quatro vezes maior! 

Se a pressão é a relaçaõ entre a Força Aplicada (F) e a superfície de contacto (S) então tem-se a fórmula:

 Pressao = \frac{F}{S}

Tendo em conta que no exercício apenas varia a superfície de contacto, e esta varia para metade da inicial, o valor da Força Aplicada é irrelevante. Sendo assim podemos dar-lhe um valor arbitrário por exemplo 2. 

Então no caso 1, em que a superfície é de 1 metro² tem-se que: 
P =  \frac{2}{1} = 2 

No caso 2, a superfície quadrada tem 0,5m de lado, portanto 0,25 de área. 

P =  \frac{2}{0,25} = 8 que é 4 vezes superior ao primeiro caso. 
4 4 4