Respostas

A melhor resposta!
2013-11-30T18:29:10-02:00
Z=22 portanto configuração eletrónica é a seguinte:

Z=22 1s² 2s² 2p⁶ 3s²  3p⁶ 3d² 4s² 

Hipótese d) 


2 5 2
mas porque a d ?
Muito simples. Repare que o Titânio tem a camada 4 a ser preenchida e a orbital 3d por preencher, logo trata-se de um dos exemplos em que os eletrões de valência não são tão lineares. Terá de juntar os eletrões da camada 4S e da 3d (isto é uma particularidade de todos os metais de transição). Ora no total há 4 eletrões de valência, dois da orbital d (3d^2) e dois da s (4S^2).Logo fica a dúvida entre c) e d). Porém pede na camada de valência e essa é a que define o período (4s^2) :)
2013-11-30T18:33:58-02:00
1s^2
2s^2 2p^6
3s^2 3p^6 3d^2
4s^2 (camada de valência)
Resposta (d)
2 2 2