Quanto à regência verbal, analise as sentenças a seguir:
I- O Bombeiro aspirou um cargo melhor.
II- A filha não costuma obedecer ao pai.
III- Meu filho assistiu o final do jogo
IV- O pediatra assistiu a criança.

Assinale a alternativa CORRETA:


A)
Somente as sentenças II e III estão corretas.

B)
Somente as sentenças II e IV estão corretas.

C)
Somente as sentenças III e IV estão corretas.

D)
Somente as sentenças I e IV estão corretas.

2

Respostas

2013-11-30T18:45:55-02:00
B) 

Correção da I e III 
I - O Bombeiro aspirou a um cargo melhor. 
III - Meu filho assistiu ao final do jogo. 
1 3 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-11-30T18:51:59-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
I - O sentido aqui do verbo "aspirar" é desejar, querer. Quando o verbo tem este significado, usamos a preposição "a" depois dele. Portanto, esta frase está incorreta.

II- O verbo "obedecer" é um verbo transitivo indireto, ou seja, precisa da preposição. Logo, a regência está aplicada corretamente.

III- O verbo "assistir" significando ver, exige uma preposição, que é "a". Por isso, esta frase está incorreta.

IV- O verbo "assistir" significando cuidar, é transitivo direto, logo, não precisa de preposição. Esta frase está correta.

Itens corretos: II e IV
Alternativa B.
9 4 9