O trem se movimenta 15 vezes, então ele se mexeu 15 * 2,4km = 36 km. Como ele faz isso em meia hora, então ele faz a velocidade em 36km por 30 mins. Se você gastar 60 mins, ele anda 72 km. Ou seja, 72km por hora.
obrigado

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-30T18:42:24-02:00
Hipótese A)72

A velocidade média em Km/H é calculada através da seguinte fórmula:

Vmedia =  \frac{distancia (km)}{tempo(horas)}

Sabe-se que o percurso tem um total de 16 estações e entre cada uma delas há um espaço de 2,4 Km. 
Logo a distância corresponde a 15 x 2,4 = 36Km 
Porquê 15 e não 16 uma vez que são 16 estações?
Porque a primeira distância é entre a 1ª e a 2ª, logo a 1ª estação não conta pois é aí que se inicia o percurso. 
O tempo que demorou a ser percorrido foi de meia hora (30 minutos) ou seja 0,5 horas (1/2). 

Vmedia =  \frac{32}{0,5}
Vmedia = 72 km/h

Qualquer dúvida mandar mensagem ou comentar. Estarei apto para responder. 
3 5 3
2013-11-30T18:44:04-02:00
Ele teria q viajar 15 vezes entao é 2.4 x 15 = 36
30 min sao 0.5 h
v = s/t
v = 36 / 0.5
v = 72
1 4 1