Respostas

2013-12-01T00:31:42-02:00
Olá, Brunaro2010.
Acho que nesse caso, seria melhor eu te dar uma dica de como fazer uma boa redação, ao invés de ficar pegando só a redação, porque isso acaba de certa forma viciando muito e vai fazer mal pra sua vida quando você realmente tiver que fazer uma redação.
Então vamos lá:

O que é um texto dissertativo?
É um texto em que você vai expor suas próprias opiniões sobre determinado assunto, seguindo sempre a estrutura do texto dissertativo.
Qual é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo?
Introdução do tema:
No primeiro parágrafo, você tem que chamar a atenção do leitor, fazer com que ele se interesse pelo seu texto, ou seja, o primeiro parágrafo você dedica a colocar o máximo de seus argumentos sobre um texto, mas claro, por exemplo: de quatro argumentos selecione dois para a introdução, e dois para o resto.
Exemplo de introdução:  (Tema Bullying)
- Desde épocas passadas o Bullying existiu, embora não tivesse esse nome. Quem nunca conheceu alguém que já sofreu Bullying? É algo frustrante, que revolta grande parte de uma população, e que será abordado nos parágrafos posteriores.

Desenvolvimento do texto:
"Você já conseguiu chamar a atenção do leitor no parágrafo anterior, agora você tem que provar pra ele que ele estava certo ao querer continuar a ler sua redação" - pensemos assim. 
No desenvolvimento do texto, você precisa colocar em pauta tudo que você falou no primeiro parágrafo, você tem que duplicar o conteúdo do assunto, seja citando fontes ou histórias reais, pesquisas reais, mostrando ao leitor o seu ponto de vista, como se você tivesse que convencê-lo de que está certo.

Conclusão:
Aqui, você dá um breve resumo de tudo que você falou, sempre dando um ar de persuação de um ponto mais importante falado no desenvolvimento do texto. Exemplo: 
Desenvolvimento: "... e o Bullying pode levar o indivíduo a cometer atrocidades e até chegar ao trágico suicídio..."
Conclusão: 
"Portanto, não esqueçamos que o Bullying trás uma série de fatores ao indivíduo podendo levá-lo até a morte, por isso não devemos alimentar tal prática..."

Outras dicas:
- Evite escrever palavras como "tá" , e "etc".
Evite abreviar palavras.
- Aumente seu vocabulário, para não utilizar o que geralmente todos usam em suas redações.
- Procure pegar dissertações que já foram aprovadas no ENEM com boas pontuações, e veja o modelo.

Abraço!
Englishman.