Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-12-01T13:02:13-02:00
1 )

Vícios de linguagem:

*Solecismo
*Cacófato
*Ambiguidade
*Barbarismo
*redundância

2)

Figuras de linguagem (figuras de pensamento)

*Hipérbole
*Eufemismo
*Ironia
*Prosopopéia
*Antítese
*Lílotes (oposto da hipérbole)

Figuras de linguagem (figuras de palavras)

*Metonímia
*Metáfora
*Catacrese
*Elipse
*Antonomásia
*Pleonasmo
Assíndeto
*Polissíndeto
*Aliteração
*Silepse
*Anacoluto
*Hipérbato
1 5 1
A melhor resposta!
2013-12-01T13:17:24-02:00
Principais vícios de linguagem:
Barbarismo, solecismo, cacófato, ambiguidade, redundância.
O barbarismo divide-se em quatro:
Cacoépia - erro de pronúncia.
Ex: 
Incorreto                         Correto
abóboda                         abóbada
esteje                             esteja
mendingo                        mendigo

Cacografia - erro de grafia.
Ex: "magestoso" em lugar de majestoso;
"excessão" em vez de exceção.

Solecismo - erros que atentam contra as normas de concordância, de regência ou de colocação.
Ex: houveram eleições (por houve eleições);
o pessoal chegaram (por o pessoal chegou)

Cacófato - palavra ridícula ou obscena.
Ex: Ela tinha muito jeito.
Maria nunca ganha

Ambiguidade - duplo sentido na frase.
Ex: Visitei a casa de minha avó que dá os fundos dela para o mar.
Mataram o porco do meu tio.

Redundância - repetição de uma ideia com palavras e expressões.
Ex: subir lá em cima, descer lá embaixo, sair para fora.

Principais figuras de linguagem:
Metáfora, metonímia, catacrese, antonomásia, elipse, pleonasmo, anacoluto, silepse, hipérbato, aliteração, polissíndeto, assíndeto.


1 5 1